LAB EVANGÉLICO
Emisa Construtora
ABIMDE

Polo de Defesa de Anápolis: Conexão com o futuro

-ARTIGO: ANASTÁCIOS APÓSTOLOS DAGIOS

Em resposta aos objetivos estratégicos do Ministério da Defesa, o município o município de Anápolis (praticamente colado no Distrito Federal) tem muito mais que localização privilegiada, no centro geográfico do Brasil, para sediar o Polo da Base Industrial de Defesa – BID integrado ao Centro de Suprimentos das Forças Armadas. O projeto visionário é estratégico para o equilíbrio orçamentário do Ministério da Defesa, conquanto representaria substancial redução de custos da logística do Exército, da Aeronáutica e da Marinha.

Anápolis apresenta ao Brasil um projeto inovador, indexado ao desenvolvimento de pesquisas, transferência de tecnologias para a produção, distribuição e manutenção de produtos e serviços e identificada com a política estratégica de fortalecimento da indústria nacional de defesa.

Com forte vocação militar Anápolis é sede da mais importante ALA da Aeronáutica do Brasil que centralizará as operações do Gripen NGB para a defesa do espaço aéreo nacional. Eixo da região que mais cresce no país, com imensa potencialidade para a atração de investimentos, Anápolis corre atrás de um negócio de R$ 7,5 bi por ano e milhares de empregos, de alto valor agregado, em um só lugar, com aproximadamente 200 indústrias atraídas por referenciais competitivos, como a localização estratégica, incentivos fiscais (ICMs de 4,5%) e financiamentos  do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO) e do Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste (FDO).

Resultado da luta consistente e determinada da FIEG e da ACIA, o Comitê da Indústria de Defesa e Segurança de Goiás – CONDEFESA – GO tem capilaridade e dimensão transcendente às projeções mais otimistas. O caminho a percorrer é longo e de alta complexidade, mas Anápolis está conectada ao futuro através da emblemática união das autoridades, do setor produtivo, das lideranças, das entidades e da comunidade.

ANASTÁCIOS APOSTOLOS DAGIOS

(Presidente da Associação Comercial e Industrial de Anápolis – ACIA e presidente do Comitê de Assuntos de Defesa da Federação das Indústrias do Estado de Goiás – COMDEFESA-GO)

%d blogueiros gostam disto: