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Aceso direto a 150 milhões de consumidores

O Centro de Distribuição configurado para Anápolis, em resposta ao potencial logístico do Município (75% por cento do PIB do Brasil num raio de apenas 1.300 quilômetros), agiganta-se quando as estatísticas apontam que em menos de duas horas pode-se atingir mais de 150 milhões de consumidores através do transporte de cargas por avião – pouco mais de um dia por caminhão. O CD tem tudo para consolidar Anápolis como um grande polo logístico não apenas pela localização geográfica estratégica, no centro do Brasil, com alcance rápido aos maiores mercados, mas pela eficiência na distribuição. A integração de modais – rodoviário, ferroviário e aeroviário – resultará em grande impulso com o advento do Aeroporto Internacional de Cargas de Anápolis. Grande passo para aceleração do projeto do CD foi o início da operação comercial da Ferrovia Norte-Sul, em dezembro do ano passado, através da viagem de um comboio de 80 vagões carregados de farelo de soja, carga desembaraçada pela Granol no Porto Seco de Anápolis e entregue no Porto de Itaqui-MA.

 

O QUE É UM CD

O Centro de Distribuição-CD torna-se imprescindível no complexo de logística. Ele é configurado como polo de armazenagem de mercadorias consolidadas, não necessariamente em um só lugar, como a Plataforma logística Multimodal, mas espalhado pelo universo das grande empresas. Tais mercadorias ou produtos provêm de diferentes fornecedores e enviados aos clientes consumidores ou centros de consumo para comercialização. É no Centro de Distribuição ou CD que as mercadorias ou produtos são fracionados, embalados e remetidos (por via marítima, aérea, rodoviária ou ferroviária) aos mercados. Estes CDs tornam-se indispensáveis em grandes centros industriais, atacadistas e em regiões de produção alimentícia. O CD traduz redução de custos, rapidez, eficiência e eliminação de pontos de estrangulamento e de desperdício.

O CD exibe diferenciação dos simples galpões, almoxarifes ou depósitos, que não desempenham as funções da logística. No Centro de Distribuição as mercadorias são recebidas, movimentadas e separadas. Na etapa seguinte passam por embalagem e etiquetagem. Somente após este processamento é que são enviadas. Tudo com o mínimo de tempo.