Sindicato Rural de Anápolis
GENESIS OFFICE
Urban

Maneiras de valorizar e promover a mulher na empresa

O Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março, celebra as conquistas das mulheres nos cenários sociais, políticos e econômicos ao longo dos anos. Ao ensejo o PORTAL ANAPOLIS GLOBAL sugere ações para promover essa data nas empresas.

1 – Empoderamento e a Igualdade

Mobilize os colaboradores a interagirem pelas redes sociais. Distribua plaquinhas, podendo ser um pedaço de cartolina branca por exemplo, e incentive cada um a escrever frases que remetem às causas das mulheres, ou então, promovendo o empoderamento e a igualdade. Confira alguns exemplos: “Sou mulher e o meu lugar é onde eu quiser! ” “Eu sou mulher e trabalho com tecnologia!” “Eu luto pela igualdade!” “No meu trabalho as mulheres são a maioria!”.

2 – Diálogo Empoderado

Para sair da rotina e agregar conhecimento a todos os colaboradores, uma tarde de diálogo pode ser uma boa ação para o Dia da Mulher na empresa. Convide palestrantes ou representantes de algum movimento para discutir sobre empoderamento feminino e sobre a história. Em paralelo, você pode disponibilizar coffee break e brindes (confira as dicas abaixo).

3 – Fazendo a Diferença

Outra alternativa para impactar esse dia, é realizar uma campanha e arrecadar quantias de dinheiro para destinar a movimentos ou instituições que lutam pelas mulheres. Se você trabalha em uma grande empresa, qualquer valor doado pelos colaboradores fará diferença no total. Para incentivar, a empresa pode propor doar a metade ou dobrar o que for arrecadado pelos colaboradores.

4 – Desafio Dia da Mulher

Para promover o reconhecimento das mulheres, você pode realizar o “desafio Dia da Mulher” distribuindo desafios em pequenos pedaços de papel para cada colaborador. Essa ação também pode ser veiculada nas redes sociais, pedindo que todos registrem o desafio sendo cumprido e o publiquem com a hashtag da campanha.

Exemplos de desafios:

  1. Reconheça em público uma colega por um trabalho bem feito;
  2. Entregue um cartão para uma mulher que você admira;
  3. Convide uma mulher para tomar um café e peça que ela lhe fale sobre a data
  4. Indique uma leitura feminista à alguém.

5 – Movimentando pelo Bem

Você trabalha em uma empresa onde a maioria dos colaboradores curte uma caminhada, corrida ou andam de bike? Então essa é uma ótima ideia para movimentar todo mundo e ao mesmo tempo ajudar alguma instituição.

Com o aplicativo Charity Miles, cada milha percorrida é convertida em doações para instituições, ou seja, você cuida da sua saúde e ajuda sem tirar um centavo do bolso. O aplicativo está em inglês, mas é bem simples de usar. Você pode criar o time da sua empresa e colocar uma meta de milhas a serem percorridas para motivar a galera. Existem várias instituições a serem escolhidas no aplicativo, a Girl Up e a Girls on the run são duas voltadas à causas pelas mulheres.

6 – Presente Empoderado

Em uma busca rápida na internet encontramos várias dicas de presentes para o Dia da Mulher, entretanto, a maioria deles se baseia em flores, esmaltes, maquiagem ou objetos para a casa.Esses presentes reforçam os estereótipos impostos pela sociedade e não possuem relação com o significado da data. Então se você pretende promover a conscientização e a reflexão e contribuir com a luta das mulheres, doando livros de clube femininos.

7 – Roda de Conversa

Promover reuniões das colaboradoras para uma roda de conversa e coffee break. Em uma caixa coloque alguns cartões com os perfis de mulheres históricas, ou que são conhecidas por sua trajetória de vida. Aos poucos, realizem a leitura desses perfis e conversem sobre as situações apresentadas. As reflexões irão acontecer naturalmente e ao final da atividade, as mulheres estarão mais unidas e engajadas, com sentimento de equipe e solidariedade.

%d blogueiros gostam disto: