Emisa Construtora
ABIMDE
Sindicato Rural de Anápolis

Honra e glória a Moacir Lázaro de Mello

Iluminado por Deus e exaltado na galeria dos grandes empreendedores de Anápolis, o fundador da Plumatex, Moacir Lázaro de Mello, transformou um pequeno negócio em uma das maiores redes de fabricação e comercialização de colchões no Brasil e uma das maiores empresas em recolhimento de ICMS do Estado de Goiás.     

Com mais de 20 anos atuação em diversas atividades, empregado polivalente e empreendedor nato, acumulou conhecimento e experiência para enfrentar o maior desafio de sua vida. Ousado e visionário, enxergou à frente de seu tempo e aproveitou uma oportunidade no segmento da fabricação de colchões e abriu uma microempresa em Anápolis, em 1984, sem grandes recursos, mas com enorme disposição para o trabalho.

Moacir nasceu em Goiânia, em 28 de agosto de 1947. Filho de Antônio Gonçalves Rosa, mineiro de Uberlândia, e Ana Nunes Rosa, natural de Goiânia. Do casamento com Elizabeth Miguel de Melo, em 1974, tem quatro filhos e nove netos. Cursou Contabilidade no Colégio Comercial 5 de Julho, em Goiânia, e graduou-se em Economia pela Universidade Católica de Goiás. Corretor de imóveis, tem cursos de especialização em transação imobiliária. Ele começou cedo sua vida profissional. Trabalhou no Banco do Estado de Goiás e em um escritório de contabilidade em Goiânia. Foi contador da Rede de Supermercados Serve Lar, diretor administrativo e financeiro da Cerealista Produção Rural, em Goianésia, e diretor técnico da Sulimóveis Empreendimentos Imobiliários, em Anápolis.

Ao completar 32 anos de operação, a Plumatex Colchões é uma das mais modernas e bem estruturadas indústrias do segmento no Brasil. A empresa conta atualmente com unidades em Goiás, Bahia, Paraíba e Rio de Janeiro. Emprega mais de mil trabalhadores e vende seus produtos para todo o país. O Grupo Plumatex atua também no setor de imóveis e empreendimentos. À frente das empresas, Rodrigo (Anápolis), Rafael (Bahia), Renan (Paraíba) e Ronaldo (Rio de Janeiro), filhos do fundador, projetam a ampliação da rede.

O empresário participa intensamente de atividades sociais, com um enorme legado de serviços prestados à comunidade: Presidente do Rotary Club de Anápolis Oeste por dois mandatos; Governador de Rotary Internacional para o Distrito 4.530; Associado honorário de 30 clubes do Distrito; Venerável Mestre da Loja Maçônica Roosevelt número 01 em Anápolis; Presidente do Banco de Olhos e Presidente da Associação Imobiliária de Anápolis. Entre os muitos reconhecimentos recebidos por Moacir de Mello destacam-se: Comenda Cruz do Anhanguera, do Grão Mestre da Grande Loja Macônica do Estado de Goiás; Moção de Louvor outorgada pela Câmara Legislativa do Distrito Federal; Comendador da Polícia Militar do Estado de Goiás; Medalha do Sesquicentenário da Polícia Militar do Estado de Goiás; Medalha da Vitória, outorgada pelo Ministério da Defesa do Brasil; Comenda Gomes de Souza Ramos, a mais importante do Município de Anápolis; Diploma de reconhecimento da Associação das Imobiliárias de Anápolis.

Além da intensa atuação empresarial e social, Moacir colabora com diversos jornais empresariais e rotários. Publica semanalmente uma coluna de opinião no Jornal Contexto de Anápolis. E em 1982, publicou o livro “A História de Goianésia”. Com tantas atividades profissionais e sociais, o empresário não abre mão de se dedicar à família e aos amigos.

Ícone empresarial, tornou-se personalidade de grande relevância na história do fortalecimento da indústria de colchões no Brasil. Com tradição de fé e otimismo e vocação para o progresso, venceu as barreiras do Estado para alcançar expressão nacional ao ser agraciado com comenda “Notável Industrial Colchoeiro”, outorgada pela Associação Brasileira da Industria de Colchões – ABICOL.

Tribute-se homenagem ao empresário que contribuiu e ainda contribui, decididamente, para a construção de um novo paradigma de progresso no eixo do segundo maior corredor de atração de investimentos do Brasil.

Louve-se reconhecimento ao empresário e classista que simboliza o perfil dos baluartes que transformaram suas vidas em ideário de trabalho em prol de desenvolvimento da cidade e do fortalecimento da classe empresarial. Com pioneirismo e empreendedorismo, coragem e determinação, ele é signatário de uma marcante trajetória de lutas e conquistas. Focado em desenvolvimento econômico com bem-estar social e compromissado com a geração de riqueza, renda e qualidade de vida.

Donatário da admiração e do reconhecimento da comunidade que dignifica com extremada vocação cívica no exercício pleno da cidadania, chega aos 70 anos de idade, no próximo dia 28. Especialmente nesse Dia dos Pais, tribute-se honra e glória a Moacir Lázaro de Mello, chefe de família, quatro filhos e nove netos, casado há 43 anos com Elizabeth Miguel de Melo.

MANOEL VANDERIC – jornalista