Engecom
GENESIS OFFICE
FAMA

Anápolis na rota da ciência e da tecnologia

Anápolis tornou-se o 35º dentre os 5.570 municípios brasileiros a ter o seu Observatório Astronômico e o Planetário Digital 3D – o primeiro em todo o Centro-Oeste a funcionar com tecnologia digital. É uma conquista tecnológica inédita em Goiás e referencial de Anápolis desde janeiro de 2014. O planetário e o observatório, com investimento e R$ 2,4 milhões, têm área construída de 1.200 m², localizada na Praça Augusto César Miranda de Alencar, na Avenida Jamel Cecílio. O equipamento é um dos mais modernos do País.

O Planetário têm capacidade para receber 300 mil pessoas por ano e incrementa o setor científico de Anápolis e região. O horário de funcionamento de terças a sextas-feiras, é das 8 às 21 horas. Nos períodos matutino e vespertino, prioriza o público escolar. Aos sábados, das 17h30 às 21h30 e domingos, das 15 às 18 horas, a visitação é franqueada ao público em geral.

Tecnologia de ponta inédita em Goiás e presente em apenas cinco municípios brasileiros

O Planetário de Anápolis dispõe de tecnologia de ponta presente em apenas outros quatro municípios brasileiros. É um avanço tecnológico disponibilizado somente por duas empresas em todo mundo, uma alemã e outra norte-americana. Anápolis adotou a tecnologia norte-americana. A modalidade digital emite as formas de astros e planetas com nitidez.

São quatro telescópios de última geração, computadorizados e gerenciados por GPS. Esse equipamento permite à comunidade observar astros com avançada exatidão, com a mesma qualidade oferecida por observatórios de grande porte. O equipamento memoriza 145 mil corpos celestes, com a oferta de grande conhecimento astronômico.

O projeto abrange duas salas. Numa delas são realizadas palestras, e a outra exclusiva para exposições. A estrutura compreende os denominados Espaços de Ciências Afins. O Planetário Digital inclui sala de espetáculos virtuais, de alto teor cultural e de elevado interesse para o público em geral.

O Planetário Digital de Anápolis dispõe de três espaços distintos. O primeiro é o Imersivo Multidisciplinar onde serão realizadas projeções fulldome.  Compreende uma cúpula hemisférica com 10 metros de diâmetro. Sua capacidade é para 70 pessoas.

O Espaço de Ciências Afins tem duas salas. Ali se realiza interação e desenvolvimento de atividades de ciências e tecnologia. Em área exclusiva para crianças são ministrados aprendizados lúdicos. No planetário são realizadas oficinas para jovens, nas áreas de Matemática, Química, Física, Biologia, Astronomia, com mostra de filmes e vídeos educacionais e científicos.

O  Observatório Astronômico permite a observação de corpos celestes por meio de um conjunto de quatro telescópios

Dotado de tecnologia avançada disponibilizada às escolas e universidades de Anápolis, o planetário e o observatório tornam-se um centro de aplicação didática. O foco é fortalecer o ensino.  As nossas crianças vão ver, na prática, o que se aprende na escola. Esse projeto está ligado ao processo de desenvolvimento da cidade, ou seja, formar pessoas em áreas que tem uma demanda maior que a oferta.

Em termos educacionais, o planetário oferece um conceito novo na ministração de aulas. O professorado pode recorrer ao planetário para aulas de ciências biológicas, atomística, citologia etc. O ensino no município e região – desde o fundamental ao superior – recebe um poderoso auxiliar para o avanço multidisciplinar.