GENESIS OFFICE
Sindicato Rural de Anápolis
Urban

Anápolis focada em educação

O ensino está entre as atividades de avançada expressão qualitativa e quantitativa de Anápolis. São escolas, colégios, faculdades e duas universidades a que se juntam inúmeras instituições de ensino de idiomas e ensino profissional. A quantidade mostra outra preocupação dos governos federal, estadual e municipal ao lado da iniciativa particular: são 263 estabelecimentos voltados à educação de crianças, jovens e adultos. Eles atendem o pré-escolar, fundamental e médio. Funcionam 69 escolas municipais, 81 mantidas pelo governo do estado e mais 113 particulares.

Tradicionais estabelecimentos públicos e privados mantêm excelente ensino médio em Anápolis – o Antensina Santana e José Ludovico de Almeida (estaduais), São Francisco, Couto Magalhães, Auxilium numa lista de dezenas. Dentre os públicos, o Colégio da Polícia Militar Dr. Cézar Toledo, ostenta o título de melhor do estado de Goiás, segundo o IDEB 2012 e o 20° melhor de todo o país. O ensino fundamental e infantil é representado por centenas de escolas públicas e privadas.

No ensino profissionalizante a Escola Senai Roberto Mange, a Faculdade de Tecnologia Roberto Mange-Senai, Senac Elias Bufaiçal, Sebrae, Escola de Enfermagem Florence Nightingale e Centro de Ensino Profissionalizante de Anápolis (Cepa).

 

UEG E UNIEVANGÉLICA

O universo de ensino superior em Anápolis começou com as primeiras quatro faculdades da Associação Educativa Evangélica, instituição precursora da UniEvangélica. A primeira em 1961, a Faculdade de Filosofia Bernardo Sayão. Depois surgiriam: Faculdade de Direito de Anápolis (1969), Faculdade de Odontologia João Prudente (1971) e a Faculdade de Filosofia do Vale de São Patrício, em Ceres, no ano de 1976.

A sede da UniEvangélica é em Anápolis. Fica no Bairro Cidade Universitária. Anexo à sede geral da UniEvangélica, funciona o Colégio Couto Magalhães. Este estabelecimento está entre os mais tradicionais desta cidade.

Anápolis sedia a Universidade Estadual de Goiás (UEG), onde estão dois campi. Um fica em uma das margens das BRs-060/153 e o segundo no Bairro Jundiaí. Esta instituição, mantida pelo governo de Goiás, oferece 128 cursos em 37 cidades. Foi fundada pelo decreto 13.456, de 20 de abril de 1999, surgindo da fusão de duas universidades – as de Anápolis (Uniana) e a de Porangatu – e de 11 faculdades isoladas.

No circuito de ensino superior 11 faculdades operam em Anápolis, entre elas a Anhanguera, Fibra, Raízes, Católica de Anápolis.

 

 

Integram este círculo o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), a Faculdade Metropolitana de Anápolis (Fama) e outras que oferecem ensino a distância.

%d blogueiros gostam disto: