ABIMDE
FAMA
LAB EVANGÉLICO

Câmara de Comércio Exterior Goiás-Argentina em Anápolis

Anápolis prepara-se para ser eixo da aproximação das relações comerciais entre o Estado de Goiás e a Argentina, através da estratégica Câmara de Comércio Exterior Goiás-Argentina, na sede da Associação Comercial e Industrial de Anápolis.

 

Vender mais e comprar mais

 
“Passou o momento de criar uma Câmara de Comércio para vender um pouco mais em Goiás. Agora queremos também comprar mais. Queremos mais turistas de Goiás na Argentina, mas também mais turistas da Argentina em Goiás” afirmou o embaixador argentino no Brasil, Carlos Mangariños, quarta-feira-1º. de fevereiro, em reunião coordenada pelo superintendente executivo de Comércio Exterior de Goiás, William Leyser O´Dwyer e pelo presidente da Acia, Anastácios Apóstolos Dagios.
O embaixador ressaltou a boa receptividade dos empresários de Anápolis e observou que Câmara  será uma via de mão dupla para o fomento dos negócios entre o Brasil e a Argentina. Após breve relato do panorama político e da economia portenha, o diplomata pontuou que a reforma fiscal (realizada em 2017) propicia segurança econômica ao país e aos investidores, além de dar competitividade aos produtos estrangeiros.

Câmara terá âmbito estadual

 

 O superintendente de Comércio Exterior de Goiás observou que a Câmara Goiás-Argentina tem grande possibilidade de ser instalada em Anápolis, com âmbito estadual, enquanto o presidente da Acia, Anastácios Apóstolos Dagios, lembrou que o Fórum Empresarial de Anápolis está envolvido no projeto e que a entidade está pronta para abrir as portas de Goiás ao empresariado interessado em fomentar negócios e estreitar relações entre o Brasil e Argentina através da Câmara de Comércio Exterior.

 

Perguntas & Respostas

 

O que a Superintendência Executiva de Comércio Exterior da SED oferece para os empresários goianos?

Missões comerciais; rodadas de negócios; seminários e workshops com entidades de comércio exterior e organismos internacionais; capacitações de comércio exterior; estatísticas de comércio exterior.

O Estado de Goiás se responsabiliza pelos custos dos empresários nas missões comerciais?

Não, o Estado não se responsabiliza pelos custos individuais dos empresários nas missões comerciais. Porém, oferece gratuitamente aos empresários a organização de todas as atividades previstas em agenda oficial, matchmaking com parceiros estrangeiros, rodadas de negócios, visitas técnicas, traslados e intérpretes para os compromissos oficiais.
Como posso participar de capacitações para estruturar a empresa para exportar?

O interessado deve entrar em contato com a Superintendência, Coordenação do Projeto Extensão Industrial Exportadora – PEIEX, e consultar se o município onde se instala a empresa pode ser atendido pelo Núcleo de Goiás. Caso afirmativo, o interessado deverá preencher ficha de inscrição do Projeto e aguardar o contato do professor orientador.
Como ter acesso às estatísticas de comércio exterior disponibilizadas pela Superintendência Executiva de Comércio Exterior?

O interessado deve entrar em contato com a Superintendência e oficializar o pedido de informações. Caso a Superintendência já tenha as estatísticas, estas serão encaminhadas imediatamente, se não, enviará tão logo consiga as informações.

Existem financiamentos estaduais para exportação?

Não existem financiamentos estaduais específicos para exportação, porém, o Governo Federal, através de seus bancos, oferece algumas linhas de financiamentos tanto para o pré-embarque quanto para o pós-embarque.

Quais os benefícios de se participar de uma missão?

Ao chegar ao país, a presença do governo dá ao integrante de uma missão oficial maior credibilidade para a negociação e cria-se uma pré-disposição para a negociação diante da realização de matchmaking realizada por organismos oficiais.
Como encontrar parceiros comerciais em outros países?

A Superintendência Executiva de Comércio Exterior proporciona através das missões comerciais internacionais a oportunidade aos empresários de participarem de rodadas de negócios, além disso, o contato com Câmaras de Comércio, Associações Comerciais, Setores Comerciais das Embaixadas, Sites do Ministério de Relações Exteriores podem ajudar na pesquisa por potenciais parceiros.

Quais os contatos para obter mais informações?
SED – Fones: (62) 3201-5573 / 5589 / 5557 / 5549